QUEM SOMOS
BARREIRO, A CIDADE DOS ARQUIVOS
A Cidade dos Arquivos no Barreiro é uma experiência única em Portugal. Arquivos públicos e privados, cobrindo áreas muito diferentes, dos portos aos seguros, com histórias e métodos muito diferentes, englobando a trilogia que começa a ser a escolha de muitos grandes arquivos por todo o mundo de associar as três componentes Biblioteca-Arquivo-Museu, com fundos fundamentais para muitos aspectos da história portuguesa e internacional, estão a tornar a cidade do Barreiro num polo de atração para os investigadores. Numa época de intensa competição, colaboram entre si, complementando os seus fundos, e permitindo por isso mesmo abrir-se para a cidade, mas também para o país, com a sua riqueza arquivística, fundamental para a história.
Não é por acaso que a Cidade dos Arquivos surgiu no Barreiro, uma terra que é ela própria uma mostra viva de muita da história de Portugal. A grande cidade industrial do século XX, ligada à actividade económica do país, com especial incidência na margem sul do Tejo, moldando a paisagem pelas suas fábricas, com uma população operária concentrada das maiores da Europa, associando uma experiência empresarial inovadora, com uma tradição de luta social e política ímpar nos 48 anos de ditadura.
É sobre esta memória viva, nas pessoas e nas famílias, na paisagem urbana, que o Barreiro dos dias de hoje se torna melhor pelo respeito pela história que os arquivos da Cidade dos Arquivos, colaborando com parcerias artísticas, empresariais, associativas, lhe dá.
José Pacheco Pereira