Banda d’Além
Adelino Martins e Teresa Canas Martins vivem na Quinta da Estalagem, à beira da foz do rio Coina. Em 2017, resolveram recuperar a produção de vinho e fazer renascer o lendário Bastardinho do Lavradio. Plantaram uma vinha com as castas Bastardo, Fernão Pires e Castelão. Em 2022, contaram com a ajuda de Virgílio Loureiro, um engenheiro agrónomo interessado na história do vinho e entusiasmado com a possibilidade de contribuir para o renascer um licoroso famoso, mas extinto há décadas. Surge assim o projeto Banda d’Além.
Para homenagear a riqueza histórica e vinícola da região, Adelino, Teresa e Virgílio também decidiram fazer réplicas dos seus vinhos antigos e, assim, dar a conhecer os aromas e sabores do passado. Surgem, a partir de 2023, réplicas de vinhos romanos, medievais, modernos e o vinho que os operários da CUF do Barreiro bebiam, no séc. XX, nas dezenas de tabernas que havia. Mais tarde, fizeram um branco e um tinto do séc. XXI, para agradar a quem acha estranhos os vinhos do passado.
Lançaram também o “Espaço Symposium Banda d’Além”, com o intuito de, mensalmente, haver tertúlias culturais à volta do vinho, onde os intervenientes enchem a adega onde envelhece o Bastardinho, participam numa sessão animada e provam vinhos relacionados com o tema em debate.
Esta gratificante aventura anseia pelo lançamento da 1ª colheita do renascido Bastardinho do Lavradio. Nesse dia, cada vez mais perto, espera-se afagar a autoestima das gentes do Barreiro, Palhais e Lavradio, recordando-lhes que, em tempos, foi uma das mais importantes regiões vitícolas portuguesas, cujos vinhos encantaram a Europa medieval e, mais tarde, foram nas caravelas para os quatro cantos do mundo.
CONTACTOS
Email: adega@bandadalem.pt
Telemóvel: +351 934 524 655 / +351 934 554 557